quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Capacitação dos Professores Peas Juventude da E.E. Professor Furtado de Mendonça


A Escola Estadual Professor Furtado de Mendonça localiza-se no Distrito do Itaim, município de Cachoeira de Minas, no Sul de Minas Gerais, pertencente a SRE de Pouso Alegre. Foi fundada em 1925 e já funcionou em vários prédios e lugares do Distrito. Hoje ocupa uma área de 4.942 metros. Temos uma grande área verde, espaço para horta, jardim, quadra, pátio coberto, biblioteca, sala de direção, supervisão, professores, refeitório, banheiros (inclusive um adaptado para alunos com necessidades especiais), laboratório de informática e ciências, o que caracteriza uma excelente infra-estrutura. A construção é moderna e confortável. Atualmente a escola atende a uma clientela vindoura de 10 bairros e da sede do Distrito. Dos 180 alunos, 60% vivem na zona rural, são filhos de pequenos proprietários de terra, criadores de gado e lavradores; os 40% restantes vivem na sede do Distrito e são filhos de pequenos comerciantes e lavradores. Predomina a lavoura de morango, mas também se cultiva mandioca, feijão, milho e café. A escola contribui para que os alunos se respeitem mutuamente e tenham uma boa relação com a família, colegas, professores e funcionários da escola e os projetos desenvolvidos na escola ajudam nesse sentido. A disciplina, a freqüência, a participação em todas as atividades propostas e o interesse, de uma forma geral, são os pontos fortes da escola que apresenta bons resultados nas avaliações internas e externas. No ano de 2007 nossa escola recebeu da SEE/MG, o titulo de “Escola Referencia” pelos resultados alcançados e vem se destacando nos resultados do SIMAVE/PROEB. Hoje a escola oferece o ensino fundamental e ensino médio e conta com as ações de dois projetos GDPs nas áreas de “Educação Ambiental” e “Desenvolvimento de Ensino”.

Nossa escola possui uma realidade específica, pois atende alunos da zona urbana e rural e temos como público alvo uma população que atua em trabalho voltado para agricultura. Embora o Distrito possua suporte adequado de moradia e saneamento, transporte coletivo, alguns comércios e atendimento médico em posto de saúde, aqui não existe um centro cultural, sendo apenas a quadra de esporte da escola o ponto de referencia de lazer, mas não conseguindo atingir todos os alunos. Assim, o tempo ocioso na praça do Distrito onde encontra alguns bares, favorece o consumo de bebida alcoólica e outras ocupações indevidas. Diante disso, encontramos alunos com baixa auto-estima e sem perspectiva para o futuro.

Nosso Distrito tem como cidade vizinha Pouso Alegre, que possue indústrias, universidade e varias instituições com cursos técnicos que poderiam influenciar a projeção do futuro de alguns alunos. Mas nossos alunos não se esforçam para ter um futuro diferente e contentam-se em concluir o ensino médio e permanecerem na mesma realidade. Diante dessa falta de oportunidade deixam de buscar outra forma de vida sem interesse de crescimento pessoal e profissional.
Conhecendo esta distância social e o perfil dos nossos alunos, identificados por meio de conversas informais com eles e observações diárias dos professores, percebemos a necessidade de acrescentar algo diferenciado além das disciplinas do currículo escolar. Com essas informações e tendo conhecimento do projeto Peas Juventude, nos enquadramos no eixo temático do Mundo do Trabalho e Perspectiva de Vida, visando mudar a realidade e oferecer algo mais para os alunos da Escola Estadual Professor Furtado de Mendonça. Com o projeto “Transformando o Futuro” pretende-se oferecer um novo horizonte para os jovens, modificar a realidade social e torná-los mais dinâmicos e empreendedores, com uma visão de futuro, através da qual possam ser semeadores para uma nova geração em busca de uma realidade diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário