quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Nosso Projeto Peas Juventude

01 - Enfoque Temática
Mundo do Trabalho e Perspectiva de Vida

02 - Título do Projeto
Transformando o Futuro.

03 - Contexto e justificativa
A Escola Estadual Professor Furtado de Mendonça localiza-se no Distrito do Itaim, município de Cachoeira de Minas, no Sul de Minas Gerais, pertencente a SRE de Pouso Alegre. Foi fundada em 1925 e já funcionou em vários prédios e lugares do Distrito. Hoje ocupa uma área de 4.942 metros. Temos uma grande área verde, espaço para horta, jardim, quadra, pátio coberto, biblioteca, sala de direção, supervisão, professores, refeitório, banheiros (inclusive um adaptado para alunos com necessidades especiais), laboratório de informática e ciências, o que caracteriza uma excelente infra-estrutura. A construção é moderna e confortável. Atualmente a escola atende a uma clientela vindoura de 10 bairros e da sede do Distrito. Dos 180 alunos, 60% vivem na zona rural, são filhos de pequenos proprietários de terra, criadores de gado e lavradores; os 40% restantes vivem na sede do Distrito e são filhos de pequenos comerciantes e lavradores. Predomina a lavoura de morango, mas também se cultiva mandioca, feijão, milho e café. A escola contribui para que os alunos se respeitem mutuamente e tenham uma boa relação com a família, colegas, professores e funcionários da escola e os projetos desenvolvidos na escola ajudam nesse sentido. A disciplina, a freqüência, a participação em todas as atividades propostas e o interesse, de uma forma geral, são os pontos fortes da escola que apresenta bons resultados nas avaliações internas e externas. No ano de 2007 nossa escola recebeu da SEE/MG, o titulo de “Escola Referencia” pelos resultados alcançados e vem se destacando nos resultados do SIMAVE/PROEB. Hoje a escola oferece o ensino fundamental e ensino médio e conta com as ações de dois projetos GDPs nas áreas de “Educação Ambiental” e “Desenvolvimento de Ensino”.

Nossa escola possui uma realidade específica, pois atende alunos da zona urbana e rural e temos como público alvo uma população que atua em trabalho voltado para agricultura. Embora o Distrito possua suporte adequado de moradia e saneamento, transporte coletivo, alguns comércios e atendimento médico em posto de saúde, aqui não existe um centro cultural, sendo apenas a quadra de esporte da escola o ponto de referencia de lazer, mas não conseguindo atingir todos os alunos. Assim, o tempo ocioso na praça do Distrito onde encontra alguns bares, favorece o consumo de bebida alcoólica e outras ocupações indevidas. Diante disso, encontramos alunos com baixa auto-estima e sem perspectiva para o futuro.

Nosso Distrito tem como cidade vizinha Pouso Alegre, que possue indústrias, universidade e varias instituições com cursos técnicos que poderiam influenciar a projeção do futuro de alguns alunos. Mas nossos alunos não se esforçam para ter um futuro diferente e contentam-se em concluir o ensino médio e permanecerem na mesma realidade. Diante dessa falta de oportunidade deixam de buscar outra forma de vida sem interesse de crescimento pessoal e profissional.
Conhecendo esta distância social e o perfil dos nossos alunos, identificados por meio de conversas informais com eles e observações diárias dos professores, percebemos a necessidade de acrescentar algo diferenciado além das disciplinas do currículo escolar. Com essas informações e tendo conhecimento do projeto Peas Juventude, nos enquadramos no eixo temático do Mundo do Trabalho e Perspectiva de Vida, visando mudar a realidade e oferecer algo mais para os alunos da Escola Estadual Professor Furtado de Mendonça. Com o projeto “Transformando o Futuro” pretende-se oferecer um novo horizonte para os jovens, modificar a realidade social e torná-los mais dinâmicos e empreendedores, com uma visão de futuro, através da qual possam ser semeadores para uma nova geração em busca de uma realidade diferente.


04 - Objetivo geral
Desenvolver e consolidar na Escola e nos estudantes do Ensino Fundamental e Médio a Cultura Empreendedora, criando um ambiente escolar que incentive o aluno a pensar e agir de forma criativa e explore seu potencial por meio do desenvolvimento de comportamento, habilidades e atitudes empreendedoras, que farão o diferencial na vida dos nossos alunos.

05 - Objetivos específicos
1 – Realizar estudos de módulos com a participação dos professores do Peas Juventude e criar processo de monitoramento para avaliação dos resultados do projeto;
2 – Estabelecer parcerias com instituições e empresas que possam cooperar com futuros profissionais do mercado, como empresários ou colaboradores de um empreendimento;
3 – Estimular estudantes nos aspectos comportamentais de empreendedorismo, como iniciativa, perseverança, criatividade, liderança;
4 – Conscientizar comunidade escolar sobre a importância do Projeto Peas Juventude e a disseminação do empreendedorismo social e o exercício da cidadania.

06 - Resultados Esperados
1 – Estudos dos módulos e confecção de relatórios, envio a coordenadora regional e acompanhamento da execução do projeto;
2 – Palestra de sensibilização;
3 – Implementação das oficinas (oficina de beleza e artesanato);
4 – Divulgação para comunidade do o Projeto Peas Juventude e Certificação aos JPPeas.


07 - CRONOGRAMA DAS AÇÕES

AGOSTO
2ª, 3ª E 4ª SEMANA
Objetivo Especifico 1 – Realizar estudos de módulos com a participação dos professores do Peas Juventude e criar processo de monitoramento para avaliação dos resultados do projeto;
Ações Estudos das apostilas – Módulo Inicial “Sonhos e Metas” - Módulos I, II e III.
Prazos 15 dias.
Recursos Aquisição das apostilas enviadas pela equipe Peas.
Responsável Coordenador e professores Peas.
Produto Relatório dos módulos.

3ª SEMANA
Objetivo Especifico 1 – Realizar estudos de módulos com a participação dos professores do Peas Juventude e criar processo de monitoramento para avaliação dos resultados do projeto;
Ações Realização da Oficina – Módulo Inicial “Sonhos e Metas”.
Prazos 1 dia.
Recursos Vídeos, dinâmicas e textos.
Responsável Coordenador, professores Peas e JPPeas.
Produto Apresentação de relatório.

3ª SEMANA
Objetivo Especifico 1 – Realizar estudos de módulos com a participação dos professores do Peas Juventude e criar processo de monitoramento para avaliação dos resultados do projeto;
Ações Avaliação das atividades realizadas.
Prazos 1 dia.
Recursos Consensograma.
Responsável Coordenador, professores Peas e JPPeas.
Produto Relatório avaliativo das ações realizadas e postar no portfólio.
3ª SEMANA
Objetivo Especifico 4 – Estimular na comunidade escolar a importância do Projeto Peas Juventude e a disseminação do empreendedorismo social e o exercício da cidadania.
Ações Divulgação do projeto Peas para os alunos e funcionários da escola.
Prazos 1 dia.
Recursos Apresentação em PPT da capacitação dos professores e explanação do projeto escrito, criação de um mural sobre o Peas, criar questionário para obter a opinião dos alunos e demais funcionários da escola.
Responsável Coordenador e professores Peas.
Produto Apresentação da proposta do projeto e seleção dos JPPeas.

3ª SEMANA
Objetivo Especifico 4 – Estimular na comunidade escolar a importância do Projeto Peas Juventude e a disseminação do empreendedorismo social e o exercício da cidadania.
Ações Divulgação do projeto Peas para os pais de alunos.
Prazos 1 dia.
Recursos Apresentação em PPT da capacitação dos professores e explanação do projeto escrito, criação de um mural sobre o Peas, criar questionário para obter a opinião dos pais.
Responsável Coordenador, professores Peas e JPPeas.
Produto Apresentação da proposta do projeto aos pais dos alunos e questionários dos pais com suas opiniões.

3ª SEMANA
Objetivo Especifico 1 – Realizar estudos de módulos com a participação dos professores do Peas Juventude e criar processo de monitoramento para avaliação dos resultados do projeto;
Ações Avaliação das atividades realizadas.
Prazos 1 dia.
Recursos Consensograma.
Responsável Coordenador, professores Peas e JPPeas.
Produto Relatório avaliativo das ações realizadas e postar no portfólio.

4ª SEMANA
Objetivo Especifico 1 – Realizar estudos de módulos com a participação dos professores do Peas Juventude e criar processo de monitoramento para avaliação dos resultados do projeto;
Ações Realização da Oficina – Módulo I “Juventude e Formação Cidadã”.
Prazos 1 dia.
Recursos Vídeos, dinâmicas e textos.
Responsável Coordenador, professores Peas e JPPeas.
Produto Apresentação de relatório.

4ª SEMANA
Objetivo Especifico 1 – Realizar estudos de módulos com a participação dos professores do Peas Juventude e criar processo de monitoramento para avaliação dos resultados do projeto;
Ações Avaliação das atividades realizadas.
Prazos 1 dia.
Recursos Consensograma.
Responsável Coordenador, professores Peas e JPPeas.
Produto Relatório avaliativo das ações realizadas e postar no portfólio.

4ª SEMANA
Objetivo Especifico 1 – Realizar estudos de módulos com a participação dos professores do Peas Juventude e criar processo de monitoramento para avaliação dos resultados do projeto;
Ações Realização da Oficina – Módulo II “Afetividade e Sexualidade”.
Prazos 1 dias.
Recursos Vídeos, dinâmicas e textos.
Responsável Coordenador, professores Peas e JPPeas.
Produto Apresentação de relatório.


4ª SEMANA
Objetivo Especifico 1 – Realizar estudos de módulos com a participação dos professores do Peas Juventude e criar processo de monitoramento para avaliação dos resultados do projeto;
Ações Avaliação das atividades realizadas.
Prazos 1 dia.
Recursos Consensograma.
Responsável Coordenador, professores Peas e JPPeas.
Produto Relatório avaliativo das ações realizadas e postar no portfólio.

4ª SEMANA
Objetivo Especifico 3 – Estimular estudantes nos aspectos comportamentais de empreendedorismo, como iniciativa, perseverança, criatividade, liderança;
Ações Mini curso
Prazos 3 dias.
Recursos Parceria com a EMATER e Prefeitura Municipal.
Responsável IEF Campus Inconfidentes e coordenados.
Produto Certificado de Participação.

4ª SEMANA
Objetivo Especifico 1 – Realizar estudos de módulos com a participação dos professores do Peas Juventude e criar processo de monitoramento para avaliação dos resultados do projeto;
Ações Avaliação das atividades realizadas.
Prazos 1 dia.
Recursos Consensograma.
Responsável Coordenador, professores Peas e JPPeas.
Produto Relatório avaliativo das ações realizadas e postar no portfólio.




SETEMBRO
1ª SEMANA
Objetivo Especifico 3 – Estimular nos estudantes aspectos comportamentais de empreendedorismo, como iniciativa, perseverança, criatividade, liderança;
Ações Organização dos JPPeas desfile cívico “Sete de Setembro”.
Prazos 4 dias.
Recursos Confeccionar camisetas, banner com nome do projeto e ensaio na praça da comunidade.
Responsável Coordenador, Professores e JPPeas.
Produto Organização dos JPPeas no desfile.

1ª SEMANA
Objetivo Especifico 4 – Estimular na comunidade escolar a importância do Projeto Peas Juventude e a disseminação do empreendedorismo social e o exercício da cidadania.
Ações Participação desfile cívico “Sete de Setembro”
Prazos 1 dia.
Recursos Participação no desfile do “Sete de setembro” na praça da comunidade.
Responsável Coordenador, Professores e JPPeas.
Produto Partipação dos JPPeas no desfile.

1ª SEMANA
Objetivo Especifico 1 – Realizar estudos de módulos com a participação dos professores do Peas Juventude e criar processo de monitoramento para avaliação dos resultados do projeto;
Ações Avaliação das atividades realizadas.
Prazos 1 dia.
Recursos Consensograma.
Responsável Coordenador, professores Peas e JPPeas.
Produto Relatório avaliativo das ações realizadas e postar no portfólio.


2ª SEMANA
Objetivo Especifico 3 – Estimular nos estudantes aspectos comportamentais de empreendedorismo, como iniciativa, perseverança, criatividade, liderança;
Ações Criação de uma “Sala de Imprensa”
Prazos 5 dias.
Recursos Organização de material como câmera digital, filmadora e computador para edição.
Responsável Coordenador e JPPeas.
Produto Alunos atuando em divulgação nos eventos da escola e da comunidade.

2ª SEMANA
Objetivo Especifico 1 – Realizar estudos de módulos com a participação dos professores do Peas Juventude e criar processo de monitoramento para avaliação dos resultados do projeto;
Ações Avaliação das atividades realizadas.
Prazos 1 dia.
Recursos Consensograma.
Responsável Coordenador, professores Peas e JPPeas.
Produto Relatório avaliativo das ações realizadas e postar no portfólio.

2ª SEMANA
Objetivo Especifico 2 – Estabelecer parcerias com instituições e empresas que possa cooperar com futuros profissionais do mercado, como empresários ou colaboradores de um empreendimento;
Ações Palestra sobre “Empreendedorismo” – Aluna Inatel de Santa Rita do Sapucaí.
Prazos 1 dia.
Recursos Sala, computador e data-show.
Responsável Coordenador, professores e JPPeas.
Produto Palestra.


3ª SEMANA
Objetivo Especifico 2 – Estabelecer parcerias com instituições e empresas que possa cooperar com futuros profissionais do mercado, como empresários ou colaboradores de um empreendimento;
Ações Palestra sobre “Cooperativa comunitária – Cora Minas” – Presidente Regina e depoimento de participantes – Bairro São Cristovão em Pouso Alegre/MG.
Prazos 1 dia.
Recursos Sala, computador e Data-show.
Responsável Coordenador, professores e JPPeas.
Produto Palestra, amostra e oficina.

4ª SEMANA
Objetivo Especifico 1 – Realizar estudos de módulos com a participação dos professores do Peas Juventude e criar processo de monitoramento para avaliação dos resultados do projeto;
Ações Realização da Oficina – Módulo III “Mundo do Trabalho e Perspectiva de Vida”.
Prazos 1 dias.
Recursos Vídeos, dinâmicas e textos.
Responsável Coordenador, professores Peas e JPPeas.
Produto Apresentação de relatório.

4ª SEMANA
Objetivo Especifico 1 – Realizar estudos de módulos com a participação dos professores do Peas Juventude e criar processo de monitoramento para avaliação dos resultados do projeto;
Ações Avaliação das atividades realizadas.
Prazos 1 dia.
Recursos Consensograma.
Responsável Coordenador, professores Peas e JPPeas.
Produto Relatório avaliativo das ações realizadas e postar no portfólio.

OUTUBRO
1ª SEMANA
Objetivo Especifico 3 – Estimular nos estudantes aspectos comportamentais de empreendedorismo, como iniciativa, perseverança, criatividade, liderança;
Ações Oficina Temática “Beleza é Fundamental”
Prazos 1 dia.
Recursos Material informativo sobre orientação de como trabalhar com MANICURE E PEDI CURE.
Responsável Sub-coordenadora.
Produto Orientação sobre manicure e pedi cure (Cuidados, higienização, materiais utilizados e parte econômica “gastos e lucros”).

3ª SEMANA
Objetivo Especifico 3 – Estimular nos estudantes aspectos comportamentais de empreendedorismo, como iniciativa, perseverança, criatividade, liderança;
Ações Oficina Temática “Beleza é Fundamental”
Prazos 1 dia.
Recursos Material informativo sobre orientação de como trabalhar com MAQUIAGEM.
Responsável Coordenador e professores.
Produto Orientação sobre maquiagem (Cuidados, higienização, materiais utilizados e parte econômica “gastos e lucros”).

3ª SEMANA
Objetivo Especifico 3 – Estimular nos estudantes aspectos comportamentais de empreendedorismo, como iniciativa, perseverança, criatividade, liderança;
Ações Oficina Temática “Beleza é Fundamental”
Prazos 1 dia.
Recursos Material informativo sobre orientação de como trabalhar com CABELEIREIRA.
Responsável Coordenador e professores.
Produto Orientação sobre cabeleireira (Cuidados, higienização, materiais utilizados e parte econômica “gastos e lucros”).

3ª SEMANA
Objetivo Especifico 3 – Estimular nos estudantes aspectos comportamentais de empreendedorismo, como iniciativa, perseverança, criatividade, liderança;
Ações Realização da Oficina Temática “Beleza é Fundamental” – Manicure.
Prazos 1 dia.
Recursos Sala, materiais de manicure.
Responsável Coordenador, professores e Profissional em manicure.
Produto Comunidade escolar com as mãos bonitas.

3ª SEMANA
Objetivo Especifico 3 – Estimular nos estudantes aspectos comportamentais de empreendedorismo, como iniciativa, perseverança, criatividade, liderança;
Ações Realização da Oficina Temática “Beleza é Fundamental” – Cabelo e Maquiagem.
Prazos 1 dia.
Recursos Sala, materiais de cabeleireiro e maquiagem.
Responsável Coordenador e professores e Profissional de salão de beleza.
Produto Orientação sobre cabeleireira (Cuidados, higienização, materiais utilizados e parte econômica “gastos e lucros”).

3ª SEMANA
Objetivo Especifico 3 – Estimular nos estudantes aspectos comportamentais de empreendedorismo, como iniciativa, perseverança, criatividade, liderança;
Ações Oficina Temática “Arte Criativa”
Prazos 1 dia.
Recursos Material informativo sobre orientação de como trabalhar com artesanato “biscuit”.
Responsável Coordenador, professores e Profissional em artesanato.
Produto Orientação sobre artesanato (utilização do material e parte econômica “gastos e lucros”).

3ª SEMANA
Objetivo Especifico 3 – Estimular nos estudantes aspectos comportamentais de empreendedorismo, como iniciativa, perseverança, criatividade, liderança;
Ações Realização da Oficina Temática “Arte Criativa” – artesanato de biscuit
Prazos 1 dia.
Recursos Materiais para confecção de artesanato com biscuit.
Responsável Coordenador, professores e Profissional em artesanato.
Produto Chaveiros e porta retrato.

3ª SEMANA
Objetivo Especifico 3 – Estimular nos estudantes aspectos comportamentais de empreendedorismo, como iniciativa, perseverança, criatividade, liderança;
Ações Oficina Temática “Arte Criativa”
Prazos 1 dia.
Recursos Material informativo como trabalhar com artesanato EMATER.
Responsável Coordenador, professores e EMATER.
Produto Relatorio.

3ª SEMANA
Objetivo Especifico 3 – Estimular nos estudantes aspectos comportamentais de empreendedorismo, como iniciativa, perseverança, criatividade, liderança;
Ações Oficina Temática “Arte Criativa” – artesanato
Prazos 1 dia.
Recursos Materiais para confecção de artesanato.
Responsável Coordenador, professores e EMATER.
Produto Certificado de Participação.

NOVEMBRO
3ª SEMANA
Objetivo Especifico 3 – Estimular nos estudantes aspectos comportamentais de empreendedorismo, como iniciativa, perseverança, criatividade, liderança;
Ações Organização para apresentação da “Amostra Peas”.
Prazos 1 dia.
Recursos Sala para expor amostra dos artesanatos, Sala para organizar os modelos para o desfile, Local do desfile e exposição do portfólio.
Responsável Coordenador, professores Peas e JPPeas.
Produto Objetos de artesanato, modelos com cabelo e maquiagem, passarela para desfile e portfólio com ações do Peas.

3ª SEMANA
Objetivo Especifico 4 – Estimular na comunidade escolar a importância do Projeto Peas Juventude e a disseminação do empreendedorismo social e o exercício da cidadania.
Ações Apresentação da “Amostra Peas”.
Prazos 1 dia.
Recursos Apresentação dos artesanatos, dos modelos em cabelo, maquiagem e manicure e portfólio.
Responsável Coordenador, professores Peas e JPPeas.
Produto Artesanato, modelos com cabelo, maquiagem, manicure e portfólio.

08 – Abrangência
O projeto abrangerá todos os funcionários e alunos da escola, independente de alguns serem participantes diretos ou indiretos do projeto, sendo 17 professores e 182 alunos, estando 108 no ensino fundamental e 74 no ensino médio. Ele será objeto importante na contribuição do crescimento da comunidade escolar, refletindo na sociedade em que os alunos vivem.

09 – Riscos e Dificuldades
Nosso projeto chega a nossa escola com um intuito de mudança de pensamento e atitude perante a realidade dos nossos alunos. Com isso podemos encontrar certas dificuldades de aceitação por uma vez que atuamos diretamente com seres humanos que são instáveis. Deparamos também com um fator natural, pois em épocas de chuva ficam intransitável as estradas rurais dificultando a presença dos alunos, acarretando assim adiamento do cumprimento das ações estipuladas no projeto. Perante as palestras, oficinas agendarão com antecipação com a direção da escola para que nos forneça o material necessário e tempo para realização dos trabalhos.

10 – Ferramentas
( ) Dança (X) Produção de Vídeo
( ) Teatro ( ) Esporte
(X) Música (X) Social
( ) Rádio (X) Artesanato
(X) Oficina Temática (X) Outros
( ) Produção de Jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário