sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Módulo II - Afetividade e Sexualidade

Módulo II – Afetividade e Sexualidade
Oficina: Eu os outros e nossa convivência




Objetivos:

• Aprender a construir idéias coletivamente por meio do diálogo (debate regulado).

• Proporcionar autoconhecimento e valorização de si mesmo.

• Conscientizar-se sobre necessidade de cuidar de si e dos outros.

• Avaliar criticamente as próprias relações consigo, com a família, a escola e a comunidade.

• Ampliar informações sobre construção de vínculos e convivência.

• Construir propostas para melhorar a convivência consigo e com os outros.


1. Faça um acolhimento afetivo dos participantes, recebendo-os na porta da sala com um abraço carinhoso e se possível com um cartão de boas vindas. E apresentação do vídeo “Minha Vida de João”.


2. Distribua a letra da música “Caçador de Mim, do Milton Nascimento (abaixo) e, de preferência, coloque-a para tocar enquanto os participantes fazem a leitura. Peça a cada um para dizer qual parte da música que mais gostou, as lembranças que surgiram, sentimentos eliciados, etc. Construa com o grupo uma mensagem sobre o processo de conhecimento de si mesmo.


3. Em seguida, convide o grupo para ficar bem à vontade e escutar uma história. Conte a história (em anexo): “Os Peixes-Sombra e o Espelho Encantado”, da autora Elizabete Andrade Araújo e ilustrações de Rodval Matias.Edições paulinas.1997.Deixe cada participante expressar seus sentimentos, relacionando a história com suas vivências e experiências de vida e faça uma síntese final com as principais idéias e reflexões do grupo.


4. Entregue uma folha para cada participante com a Espiral da Convivência, representando as relações consigo mesmo, com a família, a escola e a comunidade (outros espaços de convivência) e peça para cada participante responder individualmente as reflexões propostas nesse exercício.


5. Divida o grupo em pequenos subgrupos, oriente que compartilhem uns com os outros a “Espiral da Convivência” construída, façam uma análise das relações dentro da escola e uma “lista de transformações” que consideram importantes, escrevendo duas coisas que precisam começar a fazer e duas que precisam parar de fazer para que a convivência na escola seja alegre, prazerosa e solidária.

6. Faça a plenária geral e solicite que cada subgrupo apresente sua análise com a “lista de transformações” e coletivamente façam uma síntese e uma proposta do grupo para melhorar a convivência na escola. Registrem no papel pardo para afixar na sala.

7. Faça uma avaliação do encontro com o grupo, onde cada participante possa manifestar seus sentimentos e vivências individuais e coletivas.

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