terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Módulo "Sonhos e Metas"

MODULO I
OFICINA: “SONHOS E METAS”
Preparar o local: colocar televisão, som, cadeiras e mesas.

PRIMEIRO MOMENTO
Receber os alunos: Deixar o ambiente descontraído.
Desenvolvimento:
Música: “O Que É. O Que É? (letra da música)
Reflexão: “Paulo Freire”
Investir na formação da consciência é preparar os alunos para a vida, para um mundo melhor onde a consciência prevalece sobre a ignorância, esse sempre foi o ideal de Paulo Freire e que vem de encontro com a proposta do Peas Juventude para os nossos estudos neste ano.
Vídeo: 1 – A escola / 2 – Subjetividade e educação.

SEGUNDO MOMENTO
Dinâmica: Dança falante
Materiais: texto relacionado ao tema para todos os participantes, som, cartolina, sul fite, fita crepe e pincel. Prêmio (bombom, pirulito ou bala).
Procedimento:
Leitura do texto;
Etapas:
1. Solicitar sejam afastadas;
2. Escolher, previamente, cinco a sete palavras-chaves do texto;
3. Selecionar músicas que possam ser tocadas para dançar;
4. Sugerir a formação de duplas;
5. Instruções: vocês vão conversar livremente, durante, um minuto, sobre a palavra que vou mostrar. Ao final de um minuto, colocarei uma musica e, cada dupla, começara a dançar. Quando a música parar, as duplas se desfazem e cada pessoa procurará uma outra pessoa e formará uma nova dupla.
6. Obs.: nesse momento, o coordenador já terá colocado outra palavra, para uma nova conversa de mais um minuto.
7. Sugerir grupos de três pessoas, para terceira palavra;
8. Sugerir grupos de quatro pessoas, para quarta palavra;
9. Sugerir grupos de cinco pessoas, para quinta palavra, final;
10. Ao concluir todas as palavras, orientar cada grupo para formar uma frase, com sentido lógico, utilizando, na forma e ordem que quiser as palavras relacionadas, que foram apresentadas.
11. Conceder cinco minutos para pegar uma cartolina, pincel e formar a frase.
12. Efetuar a leitura das frases e fixar.
13. Escolher a melhor frase e premiar o grupo.
Iniciar o processamento abrindo espaço para que os participantes façam comentários sobre sentimentos, dificuldades, facilidades e outros que o grupo julgar importantes.

Questionar os participantes sobre:

Como foi realizar a atividade?
Como vocês avaliam a integração dos grupos?
Como foi conversar sobre os temas?
Como se organizaram para a escolha da frase? Foi uma construção grupal?

TERCEIRO MOMENTO

Dinâmica: Caminhando entre obstáculos
Materiais: cadeiras para utilizar como obstáculo; lenços para vendar os olhos.
Procedimento:
1. Os obstáculos devem ser distribuídos pela sala.
2. Os participantes devem caminhar lentamente entre os obstáculos sem a venda, com a finalidade de gravar o local em que eles se encontram.
3. Os alunos deverão colocar as vendas nos olhos de forma que não consigam ver e permanecer paradas até que lhes seja dado um sinal para iniciar a caminhada.
4. O coordenador com auxilio de uma ou duas pessoas, imediatamente e sem barulho, tirarão todos os obstáculos.
5. O coordenador insistirá em que o grupo tenha bastante cuidado, em seguida pedirá para que caminhem mais rápido.
6. Após um tempo o coordenador pedirá para que todos tirem as vendas, observando que não existem mais obstáculos.
Observação:
1. Iniciar o processamento abrindo espaço para que os participantes façam comentários sobre sentimentos, dificuldades, facilidades e outros que o grupo julgar importante.
2. Observar se os participantes tem uma boa percepção, conseguem resolver problemas e superar obstáculos.
3. Enquanto os obstáculos estão sendo retirados é importante conversar com os participantes sobre o que será feito em seguida a fim de que eles não escutem pequenos ruídos que possam ser causados por algum descuido na retirada dos objetos.

AVALIAÇÃO E ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO
Esse é o momento final deste roteiro inicial, faça uma avaliação oral tanto com os GDPeas e com o grupo de JPPeas. Preencher o relatório avaliativo deste roteiro. Conforme anex

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